domingo, 28 de junho de 2015

O que significa: Sede Santos Como Eu Sou Santo!


O Que Significa: “Sede Santos Como Eu Sou Santo!” ?

1 Pe 1:15-16 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

Para melhor entender esta passagem vamos ver o contexto.

1 Pe 1:3-16

V3 – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”
            “grande misericórdia” –
            “nos gerou de novo” – fez-nos nascer outra vez em Cristo
            “viva esperança” – constante expetativa de bem

V4 “Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,”
            Para nós hoje…

V5 “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,”
            “ultimo tempo” … ou últimos dias.

            Este últimos dias não se refere aos dias antes da vinda de Cristo, mas ao fim da lei, porque com o fim da lei aproximava-se o inicio da SALVAÇÃO (Jesus)

V6-8 “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;”

Para melhor compreender o que é ser Santo como Ele é, quero chamar a atenção para Misericórdia e Glória

NOTA: No VT – Todos sabem o que é o Santo dos Santos (tabernáculo de Moisés)
No Santo dos Santos havia aarca do concerto, que tinha lá dentro – Maná, Tábuas da Lei, Vara de Arao. Sobre o tampa havia o propiciatório onde era derramado o sangue e Deus manifestava MISERICÓRDIA.

NOTA: Isto mostra-nos que Deus sempre quis relacionar-se com o homem na base da Sua misericordia. E DA SUA MISERICORDIA DEUS MANIFESTA A SUA GLORIA.

Glória = significa – ponto de vista ou a opinião de Deus para com o homem.

NOTA: Se Deus é amor, bondoso, misericordioso… essa é a opinião de Deus em relação a ti.

V7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
A revelação da Glória é através de Jesus, é a manifestação da misericordia de Deus para nós.

Deus trabalha a partir de um trono de misericordia.

(Hb4:16 “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.)

Rm 3:23-25
V25 Propiciação = misericordia

NOTA: Jesus é a manifestação da misericordia de Deus.

1 Pe 1:13-16 “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios*, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

“filhos obedientes” – Obedecer/responder positivamente à opinião que Deus tem sobre nós.
“concupiscências” – é desejo carnal de tentar preencher o vazio que está em nós.

15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

*sede sóbrios – está ligado ao entendimento, mente, pensamento correto.
v16 “Sede Santos…” – Ser Santo é ser separado

NOTA: Deus estava a dizer para que todos fossem separados como Ele é o Deus Separado dos outros deuses.

ENTÃO:  devemos em primeiro lugar lidar com os nosso pecados tendo como base a misericordia de Deus, para então ser Santos (separados) na nossa forma de estar estar neste mundo. Porque a Glória é a opinião de Deus, então ter a Sua Glória é ter a sua opinião de nós em nós.

V17-21
V17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
Invocais por Pai – fala de família
Temor – não é medo mas sim o desejo de permanecer na revelação de quem é Jesus.
V18 “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais (do VT)
V19,20 “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;”

Rm 8:14-16 “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.


NOTA: Estamos na fmailia de Deus. Somos filhos e nãos escravos. Vivemos em função da Glória (opinião) de Deus, que Deus manifesta através de Jesus sobre nós.

1 Pe 1:22,23 “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”

“Purificando…” em função da verdade que Deus tem sobre mim.

Pela purificação os pensamentos mudam:
            De                                          para:
Eu não presto                                  Eu hoje tenho valor
Eu não consigo                              Posso todas as coisas…
Eu sou um miserável                    Eu sou um filho de Deus…

NOTA: Se não conseguirmos purificar a nossa mente no que é a verdade, também não conseguiremos amar o nosso próximo. Será um amor fingido.

1 Pe 2:1 “Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,  2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 3 Se é que já provastes que o Senhor é benigno;”

Se já provámos que Deus é bom, então viovemos a partir dessa verdade.

ATENÇÃO !!!!
V4 “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,

Se Jesus foi escolhido por Deus como pedra eleita e preciosa…
V5 Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
V9,10 Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.!

Ef 1:3-6 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,”


Nenhum comentário:

Postar um comentário