segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

RÁ TIM BUM!


Recebi por e-mail de um amigo, algumas informações acerca de um possível significado "diabólico" ou "oculto" do termo "Rá Tim Bum", enunciado que é proferido geralmente em festas de aniversário. Segue abaixo a resposta ao e-mail, que de alguma forma poderá ajudar aos amados leitores em dúvida quanto ao assunto:

Há uma discussão em torno do real significado da expressão "Rá Tim Bum", onde também se entende que a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, ou seja, a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa).

Quem defende a idéia de alguma maldição "oculta," fica como o ônus de comprovar historicamente, culturalmente e etimologicamente o fato.

Particularmente, não conheço até então, nenhuma cultura, registro documental ou inscrição antiga ou atual, onde o termo é empregado como uma fórmula de "maldição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário